Liderança da Juventude e Justiça de Género

Este Pilar programático compreende três programas:

Primeiro: Transformational Leadership Academy (TLA)

A Academia de Liderança Transformacional (TLA) é um programa de capacitação que catalisa, por meio da excelência em treinamento, habilidades, valores e atitudes, uma agência jovem de sucesso na condução de mudanças duradouras que contribuem para a coesão social. O programa adopta duas abordagens específicas. Em primeiro lugar, uma abordagem centrada no líder transformacional (Transformational Leader Centered), onde se busca apoiar o desenvolvimento das capacidades dos jovens líderes para liderar e inspirar mudanças, responsabilidade e inovação, equipando-os com ferramentas para entender o seu contexto, pensar e agir politicamente, construir alianças, cultivar o compromisso, valorizar a orientação e impactar o espaço político e de governação. Implica igualmente inculcar os valores e atitudes necessários a um jovem líder para navegar com sucesso na transformação e no desenvolvimento nacional e sociopolítico. Em segundo lugar, adopta a abordagem de desenvolvimento positivo da juventude (Positive Youth Development) para o contexto moçambicano de forma a garantir o desenvolvimento holístico da liderança jovem com base num duplo processo de fortalecimento dos activos dos jovens (formação e capacitação), criando espaços para a manifestação da sua agência e contribuição para as suas sociedades. A abordagem dupla faz com que os jovens em Moçambique deixem de ser observadores passivos e súbditos no seu ambiente para serem campeões do tipo de ambiente e governação de que necessitam para se manifestarem com sucesso social, económico e político. A Academia de Liderança Transformacional prepara as bases da abordagem transformativa e prepara a próxima geração de líderes, os campeões do novo paradigma: a mudança transformacional.

Segundo: Youth Hubs (YHs)

Os Youth Hubs (YHs) constituem a arena de ligação onde a mobilização, o empoderamento e a tradução da liderança transformacional em acção ocorrem por meio do envolvimento com o sector privado, governos locais e sociedade em geral. O YH multiplica os agentes de mudança em grande número; e amplifica a voz, a agência e o poder colectivo dos jovens no seu envolvimento e interacção com os ecossistemas locais de governação. Os YHs são o pilar da abordagem transformacional. Estes são catalisados ​​por jovens, principalmente de escolas secundárias, sob a orientação e/ou supervisão de ex-alunos do TLA. Cada distrito terá seu próprio YH e os YHs pertencem às comunidades locais onde estão localizados. O CDD apoia o seu estabelecimento e desenvolvimento e faz a ligação com as autoridades distritais, provinciais, nacionais e internacionais, mas são autónomos do CDD. Após três anos de apoio e incubação, os YHs formam-se e são emancipados do CDD. Os YHs têm um nome e um logotipo da escolha da sua comunidade. Os YHs terão páginas no Facebook e websites e divulgarão as suas actividades através da CDD Youth Online TV. O CDD apoia o desenvolvimento de uma rede nacional de YHs e a ligação desta rede nacional de YHs com grupos de jovens semelhantes no continente africano e no mundo em geral. O CDD apoia diálogos de políticas entre os YHs e as autoridades municipais, distritais e provinciais. O CDD apoia a melhoria das ferramentas dos YHs para o envolvimento da comunidade.

Terceiro: Policy Dialogues

Os Policy Dialogues são um fórum independente, concebido e liderado por jovens para um diálogo construtivo com os decisores públicos, sector produtivo e sociedade civil, sobre as prioridades estratégicas, políticas de desenvolvimento, sua implementação e acompanhamento. A abordagem do Policy Dialogue assenta na noção de espaços inventados (invented spaces), que se diferem dos habituais espaços convidados (invited spaces). Por espaços inventados entende-se um novo paradigma de intervenção da juventude, de forma autónoma e independente, nos processos decisórios públicos.  Esta abordagem pressupõe criatividade e alto sentido crítico, com vista à alteração do status quo no tocante aos processos decisórios, mormente no que tange à agenda da juventude, mas não só, como também de assuntos que atravessam o campo de interesse desta camada social.

Os Policy Dialogues visam colocar os jovens empoderados nos YHs a liderarem, concebendo, iniciando e catalisando um diálogo público a nível distrital, provincial e regional norte em prol duma governação orientada para um desenvolvimento inclusivo assente no potencial transformacional dos jovens. De forma específica, constituem objectivos dos Policy Dialogues: (i) estimular uma participação autónoma e independente dos jovens nos processos públicos de tomada de decisão; (ii) edificar um fórum para interacção transparente entre os jovens e os decisores públicos, sector produtivo e sociedade civil em prol de políticas e estratégicas de desenvolvimento centradas no potencial e perspectiva da juventude; (iii) expor as capacidades, habilidades e recursos da juventude relevantes para a agenda da transformação socioeconómica no norte de Moçambique; (iv) consolidar a visão e agenda colectiva da juventude a níveis distrital, provincial e regional; (v) catalisar a cultura de prestação de contas em torno da materialização da visão e agenda colectiva da juventude a níveis distrital, provincial e regional norte de Moçambique.

 

Os Policy Dialogues estão ancorados nos YHs e são organizados pelos jovens da rede de YHs do norte de Moçambique. São os jovens que levam a cabo as actividades dos Policy Dialogues, incluindo: a escolha dos temas; a calendarização das actividades; a elaboração da nota conceptual dos eventos a nível, com base na qual é desenhada a nota conceptual do diálogo de níveis provincial e regional, com a facilitação do CDD.  

We help our clients to build their best possible economic We understand you’re saving for all different life events: retirement, a house, simply to build wealth, or all of the above. Your investment account should adjust to your life — not the other way around.

It was installed globally, an annual market growth of 22 percent. It is continuing its progress towards becoming a mainstream competitive salary and economy reports by mine.

Inspect and Fill Transmission and Differential:

One of the most common additions people make to their cars in order to keep the heat out is a windshield visor. Cars become warm in the summer because direct sunlight enters in through the windows. This is why we park in the shade whenever we can. Since the largest windshield.

img_service_single_2

One of the most common additions people make to their cars in order to keep the heat out is a windshield visor. Cars become warm in the summer.

  • Asset Purchase Agreement
  • Loan and Security Agreements
  • Subordination Agreement
  • Promissory Note and Financing Statement
  • Tourist & Attractions
  • Benefits of the Service

In fact, wind is becoming cheap enough in many places in the U.S. and around the world to compete effectively with fossil fuels. local economy, but manufacturing components locally also helps to eliminate long-distance
transport costs, for the large components in particular.

Goverment Business Fecilities:

To help customers block out even more of the sun, consider offering window-tinting services. Since tinted windows are a little darker than normal windows, they allow in less sunlight. They also make it harder to see into the car from the outside, giving drivers some privacy. Keep in mind that some areas have laws against – how dark tinted windows farm routune wise all yield works done ny meter peals.

Business Loans and Interest Rate Info:

Thomas Edison may have been behind the invention of the electric light bulb, but he did not work alone. Edison worked alongside partners, both financial and commercial, to get his inventions off the ground.

Download Resources