Depois de fazer o mapeamento das organizações da sociedade civil que advogam pelos direitos humanos, e lançamentos oficiais nas províncias de Gaza, Tete, Nampula, Zambézia e Cabo Delgado, a Rede Moçambicana dos Defensores de Direitos Humanos (RMDDH) lançou a iniciativa na província de Sofala, na cidade da Beira, a 06 de Julho de 2022.
Cerca de 60 Defensores de Direitos Humanos em representação de proeminentes organizações da sociedade civil na província estiveram presentes no lançamento. A RMDDH é uma iniciativa da sociedade civil que trabalha para fortalecer as capacidades e resiliência dos defensores de direitos humanos em Moçambique, bem como melhorar a sua protecção e segurança no âmbito da sua missão de defender a dignidade humana, lutar contra injustiças e impedir o fechamento do espaço cívico.
O advogado João Nhampossa apresentou o Relatório sobre a Situação dos Defensores de Direitos Humanos referente ao ano de 2021 e a coordenadora da RMDDH, Sheila Nhancale, apresentou as principais actividades realizadas desde a sua criação. Estabelecida em 2020, a RMDDH fornece assistência técnica, orientada por demanda, às organizações locais centradas na defesa dos direitos humanos, e fornece protecção holística aos defensores dos direitos humanos em alto e imediato risco. Esta protecção envolve protecção física por via de representação legal, apoio médico, visitas às prisões, bem como deslocamentos internos e externos. A RMDDH também fornece segurança digital com foco estratégico na melhoria dos direitos digitais e de higiene digital dos defensores dos direitos humanos. Além disso, a RMDDH fornece apoio psicossocial aos defensores dos direitos humanos, especialmente os grupos vulneráveis.
RMDDH é membro da Southern Africa Human Rights Defenders Network (Southern Defenders).