Cabo Delgado: cinco anos de abusos
e violação de direitos humanos

Assinalou-se em todo mundo, no dia 10 de Dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data é comemorada desde 1950 e serve para assinalar a oficialização da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas. Em Moçambique, o Dia Internacional dos Direitos Humanos foi celebrado com as atenções viradas para Cabo Delgado, província que há cinco anos tem sido palco das mais variadas formas de abusos e violações dos direitos humanos.

Aviolação sistemática dos direitos humanos inclui o assassinato de civis, a destruição de casas da população, de centros de saúde, escolas, além da crise humanitária que se traduz na deslocação forçada de mais de um milhão de pessoas das suas zonas de origem. O extremismo violento que põe em causa a soberania do Estado levou à mobilização de tropas estrangeiras, nomeadamente do Ruanda e da SADC (SAMIM) e constitui hoje o maior desafio para Moçambique.

Previous Presidente da CNE não tem dúvidas: “Eleições democráticas exigem um ambiente propício para o respeito e gozo dos direitos e liberdades fundamentais”