SOU JOVEM: Jovens Desafiados a Investir mais no Desenvolvimento de Competências Digitais

  • O repto foi lançado durante a segunda sessão temática online no âmbito do Programa sobre Liderança e Desenvolvimento Organizacional. Com o tema “O Papel da Juventude na Transformação Digital: Competências Digitais e Inovação”, a sessão foi facilitada pela Dra. Thaís Gomes, especialista em Direito e Tecnologia, contando com a participação de mais de 80 jovens das diferentes províncias do país.

A formação, que durou sensivelmente duas horas, explorou a relevância das competências digitais no mundo actual e o seu impacto tanto no desenvolvimento pessoal quanto profissional. “Estamos numa sociedade nova, de tecnologias e informação”, frisou, destacando a necessidade de a sociedade procurar cada vez mais desenvolver as suas competências para interagir no mundo digital.

Segundo explicou, as competências digitais influenciam diversas áreas, passando pelo ambiente profissional/corporativo, o empreendedorismo, o desenvolvimento pessoal e o uso estratégico da comunicação social para alcançar grupos-alvo específicos.

No âmbito profissional, a especialista explorou o uso de plataformas de análise de dados para a tomada de decisões e formulação de estratégias e o impacto da comunicação no mundo digital para áreas como marketing e vendas. Thaís Gomes também introduziu o conceito de Liderança Digital ou “e-leadership” – entendido como um modelo de liderança aspiracional que consegue lidar e potencializar as competências da chamada geração millennial ou geração Y, assim como explorou algumas noções básicas de cibersegurança digital.

“Antes, o foco era ‘work harder’ (trabalhe mais), mas agora é ‘work smarter’ (trabalhe com mais inteligência)”, enfatizou, para depois explicar que, com a transformação digital, os profissionais são chamados a utilizar ferramentas e estratégias para trabalhar de forma mais eficiente, contando, para o efeito, com uma variedade de recursos que podem optimizar o seu trabalho e os ajudar a alcançar melhores resultados.

Entre as vantagens apontadas, a optimização do tempo, a maior eficiência no trabalho, o desenvolvimento de novas ideias e a gestão eficaz da identidade digital de empresas foram destacados como os principais benefícios das competências digitais no contexto profissional.
A especialista também apresentou ferramentas essenciais para o meio profissional, incluindo plataformas de armazenamento de dados como Dropbox e Google Drive, ferramentas de organização como Zapier e Todoist, aplicações de comunicação e colaboração, como Slack e Teams, e de resolução de disputas online, como a app resolution center e kleros. A inteligência artificial também foi abordada, destacando a miríade de aplicações de ferramentas como ChatGPT.

Passando para a área empresarial e do empreendedorismo, a facilitadora destacou a criação de plataformas digitais e o desenvolvimento de negócios online, especialmente no e-commerce, como as principais oportunidades de negócio emergentes. Gomes debruçou-se ainda sobre como a operacionalização e a exposição de marcas requerem um bom domínio de investigação e compliance legal, bem assim a importância do marketing digital, da criação de conteúdo e do desenvolvimento de competências audiovisuais para aumentar o engajamento e a visibilidade das marcas.

Elaborando sobre o desenvolvimento pessoal, destacou a importância do reskilling, ou seja, a requalificação constante, e o fortalecimento de conexões profissionais. Coursera, Informa Connect e LinkedIn Learning são algumas das plataformas que mereceram destaque pelo seu valor no fornecimento de oportunidades de requalificação e aquisição de novos conhecimentos.

No campo da comunicação social, a facilitadora ressaltou a importância da segurança da informação e a necessidade de interacções conscientes e bem informadas, com uma navegação intencional e focada nos objectivos da organização.

Concluindo a sua apresentação, Gomes enfatizou que as competências digitais eram  hoje fundamentais para quem deseja destacar-se no mercado. Profissionais e empreendedores precisam acompanhar a constante inovação tecnológica, dominando os principais sistemas e dispositivos para garantir uma posição de relevância no ambiente actual.

Previous Filipe Nyusi pede garantia da legalidade e justiça eleitoral aos juízes do CC com os acórdãos mais contestados dos últimos tempos cujo beneficiário foi o seu partido